Cuscuz de Lingüiça


5 xícaras de farinha de milho ( cerca de 200 g)- 1 1/2 xícara de farinha de mandioca crua (cerca de 170g)- Óleo de milho ou girassol, para refogar- 1 pacote de lingüiça suína defumada (500g), cortada em rodelas finas.- 100 g de bacon defumado, em fatias, bem picado- 3 cebolas grandes picadas - 4 dentes de alho picados e amassados- 5 tomates médios, bem picados.- 1/2 xícara de azeitonas pretas (azeitonas portuguesas)- 1 xícara de palmito picado- 1/2 lata de ervilhas- 1/2 lata de milho- 1 xícara de cheiro verde, bem picado- Sal e pimenta do reino a gosto( e com cuidado, os ingredientes já têm pimenta e sal)- 2 pimentas dedo de moça, sem sementes e bem picadas (ou pimenta calabresa)- 2 colheres de massa de tomate ou molho de tomate.- Caldo de lingüiça e bacon, o necessário. (Cerca de 1/2 litro)- Vinho para culinária, mesma quantidade do caldo (Cerca de 1/2 litro)- Ingredientes para a decoração: ovo cozido, fatias de lingüiça, ervilhas e milho, alface picada ou outros ingredientes, a gosto.

PREPARO1ª FASERefogue as cebolas e o alho, em óleo, até as cebolas murcharemAcrescente as rodelas de lingüiça e refogue, até ficarem cozidas, cerca de 15 minutos. Reserve as rodelas de lingüiça refogadas para a decoração.Retire as rodelas de lingüiça refogadas, e coloque o bacon para refogarRefogue por 15 minutosAcrescente a água, e ferva por mais 5 minutos.Deixe o caldo esfriar.
2ª FASEMisture as farinhas.Acrescente 1 xícara de vinho e 1 xícara de caldo, e misture bem.Continue acrescentando o vinho e o caldo, aos poucos, até que a mistura fique pastosa, e forme bolinhas.
3ª FASEColoque a massa em uma panela, leve ao fogo, com um pouco de óleo, e mexa até aparecer o fundo. Se necessário, acrescente mais caldo e vinho.Apague o fogo, e acrescente os demais ingredientes, mexendo bem.Se necessário, acerte o sal, depois de colocar os demais ingredientes. A lingüiça e o bacon já são salgados.Depois de bem mexido, reacenda o fogo, e continue mexendo, até aquecer bem a mistura.Não se preocupe com os ingredientes crus, eles serão cozidos na panela de pressão.