PURÊ DE CEBOLAS

Preparação mais do que fácil. Basta assar as cebolas cortadas em quatro partes, que devem ficar bem moles, mas não queimadas. Deixar esfriar e passar pelo processador de alimentos (ou liquidificador) acrescentando azeite de oliva extra-virgem até chegar à consistência desejada. Sal e pimenta e está pronto. Um pouquinho de aceto balsâmico. O aceto balsâmico é um vinagre italiano muito especial e aromático.

Purê de alho
Este purê de alho é bem mais suave do que pode sugerir a receita.
Ingredientes:
- 3 cabeças de alho grandes;- 1 ¼ xícara de chá de creme de leite fresco;- 2 generosas colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente;- sal e pimenta-do-reino (branca, de preferência).
Modo de fazer:
Prepare os alhos. Desfaça as cabeças e retire as cascas. Para isso, amasse com a lateral de uma faca para romper as películas. Retire também o germe de cada dente de alho. Esse germe é uma tirinha que fica no centro de cada dente e que deixa o alho mais difícil de digerir.
Coloque os dentes de alho numa panela pequena, cubra com o creme de leite, tampe parcialmente a panela e cozinhe durante uns 15 minutos, a contar do momento em que o líquido começar a ferver. Os dentes de alho devem ficar bem macios.
Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e passe pelo processador de alimentos (ou liquidificador). Retorne à panela para esquentar. Se estiver espesso demais, dilua com um pouco de água.
Com a panela no fogo baixo, incorpore a manteiga batendo com um chicote (batedor de tiras) ou um garfo. Sempre batendo, coloque um pouco de manteiga e espere ela ser incorporada. E só depois junte outra pequena porção. Vá repetindo até incorporar toda a manteiga.
Salgue, apimente e mantenha quente.