Papinhas para o Bebê

Papinha de aipim
1 cenoura , 1 aipim ,1 abobrinha ,350ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Limpe bem e descasque os legumes. Lave-os em água corrente e corte em pedaços pequenos. Em uma panela, com a água e pouco sal, coloque o aipim, a cenoura e a abobrinha. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Antes de desligar o fogo, verifique se os legumes já estão cozidos. Passe, então, os legumes pela peneira, pelo liquidificador ou processador.

--------------------------------------
Papinha de abóbora
200g de abóbora ,1 batata-baroa ,1 chuchu ,350ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Retire a casca e as sementes da abóbora. Corte-a em pedaços. Descasque a batata-baroa e o chuchu. Lave tudo muito bem, em água corrente, e corte em pedaços pequenos. Em uma panela, ferva os legumes com a água e pouco sal. Cozinhe em fogo brando por 15 minutos, até que os legumes amoleçam. Passe-os, então, pela peneira, pelo liquidificador ou processador.

---------------------------------------
Papinha de tomate e batata-baroa
1 tomate sem pele e sem sementes , 1 chuchu ,1 batata-baroa ,250ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Faça um X na base do tomate e mergulhe-o em uma panela com 150ml de água. Deixe ferver por três minutos. Em seguida, lave-o em água corrente. Deixe-o descansando por um minuto. Seque e tire a pele com uma faca. Corte o tomate em cubos e remova as sementes. Descasque o chuchu e a batata-baroa. Lave-os em água corrente e corte em pedaços pequenos. Coloque tudo em uma panela com água e pouco sal. Tampe e cozinhe por 15 minutos até que os legumes amoleçam totalmente. Passe-os, então, pela peneira, pelo liquidificador ou processador.

--------------------------------------
Papinha da brócoli
150g de couve-flor ,150g de brócolis ,1 batata ,250g de leite em pó ,60g de cream cheese
Modo de preparo
Lave os legumes. Separe as flores do brócolis e da couve-flor. Fatie os talos macios. Descasque a batata e corte-a em pedaços pequenos. Coloque os legumes e o leite em uma panela para ferver. Tampe e cozinhe em fogo brando por 15 minutos. Adicione os legumes e o cream cheese, mexendo bem até que ele se incorpore à mistura. Passe tudo no processador ou amasse até obter a consistência desejada, adicionando mais leite, se necessário.

----------------------------------------
Papinha de legumes
1 batata média ,1 cenoura ,1 chuchu ,200 ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Descasque os três legumes, retirando o miolo branco do chuchu. Lave tudo em água corrente e corte em pedaços pequenos. Coloque-os na panela com a água e pouco sal. Cozinhe em fogo brando por 15 minutos até eles amolecerem. Faça uma papinha bem macia, passando os legumes pela peneira, pelo processador ou liquidificador.

--------------------------------------
Papinha variada
130 g de abóbora ,1 batata-doce ,1 abobrinha ,300 ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Descasque os legumes, leva em água corrente e pique em pequenos pedaços. Coloque tudo em uma panela com a água e um pouco de sal. Tampe a panela e cozinhe, em fogo bando, por 20 minutos até amolecerem. Faça uma papinha bem macia, passando os legumes pela peneira, pelo processador ou liquidificador.

---------------------------------------
Papinha mix
½ mandioquinha ,1 batata pequena ou uma colher (sopa) de grão de milho ,½ beterraba
¼ de cebola ,1/2 dente de alho ,1/2 tomate sem semente ,2 folhas de repolho ,2 folhas de agrião
1 colher (rasa de sobremesa) de óleo de milho ou girassol ,1 pitada de sal ,1 colher (sopa) de caldo de feijão salsinha, ½ gema cozida
Modo de preparo
Lave bem os legumes e as folhas. Ferva um pouco de água filtrada, e quando ela entrar em ebulição, coloque os legumes, as folhas, a cebola, o alho, o sal e o óleo. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Retire todas as cascas, adicione a gema e amasse a mistura, com um garfo. Em seguida, acrescente a salsinha e o caldo de feijão.

-------------------------------------
Papinha de batata com cenoura
1 batata ,1 cenoura ,1 ovo ,1 colher (sobremesa) de óleo ,1 colher (café) de sal ,cebola a gosto, picada 2 colheres (sopa) de água
Cozinhe a batata, a cenoura e o ovo. Amasse os três, acrescente o óleo, a cebola picada, o sal e a água. Misture bem.

--------------------------------------
Papinha de abobrinha
1 cenoura ,1 inhame ,1 abobrinha ,300ml de água filtrada ,sal
Modo de preparo
Descasque os legumes e lave-os em água corrente. Corte tudo em pedaços bem pequenos e coloque na panela com a água e o sal, deixando cozinhar por 20 minutos ou até os ingredientes amolecerem. Passe tudo pela peneira, pelo liquidificador ou processador.

------------------------------------
Papinha primavera
30g de folha de beterraba picada ,1 colher (sobremesa) de óleo ,cebola a gosto ,½ copo de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo ,1 colher (café) de sal ,½ copo de água
Modo de preparo
Lave as folhas e corte-as, bem picadinhas. Doure a cebola no óleo. Adicione o sal e as folhas, deixando cozinhar até que fiquem bem macias. À parte, dissolva a farinha de trigo na água. Junte tudo e leve ao fogo, mexendo sempre. Acrescente o leite e misture bem, até cozinhar.
------------------------------------------
Quando (e como) oferecer
6 meses - Papinha à vontade no almoço. Não perca a calma se ele estranhar ou se recusar a comer tudo o que você colocou no prato.
7 meses – Agora, tem papinha também no jantar. E olhe só a novidade: os temperos, daqui para a frente, passam a ser refogados com óleo vegetal de canola, girassol ou milho e em pouquíssima quantidade.
8 meses – O bebê está aperfeiçoando o movimento em pinça, pegando as coisas com o indicador e o polegar. É uma boa hora para incentivá-lo a manejar a colher. E cuidado com o cadeirão. Não o deixe sozinho, nem por um instante.
9 meses – Aposente a peneira. A papinha deve ser amassada com o garfo, inclusive a carne e o frango, para estimular a mastigação.
1 ano - Alimentos em pedacinhos, mas que sejam macios. Ofereça pedaços de legumes cozidos no vapor, pedaços de banana, pêras ou pêssegos e de queijo. Ovo cozido também faz sucesso. Pode também oferecer o que está no seu prato. Seu filho vai se
sentir como gente grande!
Os cinco erros mais comuns na alimentação do bebê
1. Excesso de sal
A tendência é colocar na papinha uma quantidade de sal similar à usada na alimentação de adultos, que, normalmente, consomem diariamente mais sódio do que o recomendado pelas organizações de saúde. O resultado é que a criança se acostuma a ingerir o ingrediente em maiores quantidades e, mais tarde, fica difícil reduzir o consumo. O excesso de sal na alimentação está relacionado à hipertensão e às doenças cardiovasculares
2. Carência de ferro
Muitos acreditam que os bebês não precisam comer carne sistematicamente. Ao contrário, o recomendado é incluir carne de boi, frango ou peixe nas duas refeições mais importantes do dia. Essas são as fontes de ferro mais facilmente absorvidas pelo organismo. Leguminosas e vegetais verde-escuros também são ricos no mineral, mas de um tipo de ferro que não é assimilado tão facilmente. Para aumentar a absorção, recomenda-se consumi-los junto com sucos de frutas ácidas, como laranja
3. Bater a papinha no liqüidificador
O ideal é cozinhar bem os ingredientes e amassá-los com o garfo. Assim, a papinha ganha uma consistência que estimula movimentos de mastigação e deglutição importantes para o desenvolvimento da musculatura facial e de funções ligadas à digestão. Além disso, é a forma de o bebê descobrir as diferentes texturas dos alimentos
4. Não variar o sabor das refeições
Misturar todos os ingredientes sem realçar o sabor de nenhum, não mudar os temperos nem a cor das papinhas é a fórmula quase certeira de criar uma criança que não quer experimentar alimentos diferentes e não tem uma alimentação diversificada, que possa garantir o consumo de todos os grupos de nutrientes necessários à saúde
5. Não deixar o bebê brincar com a comida
Ao pegar comida com a mão ou tentar colocar a colher na boca e se sujar todo, o bebê está descobrindo os alimentos e associando a alimentação a coisas boas, ao lúdico, ao prazeroso. É um caminho para criar bons hábitos alimentares. E, quem sabe, um futuro gourmet