Vaca atolada

Costela de boi cozida com mandioca e cebola ;
2 colheres (sopa) de óleo -1 quilo e meio de costela de boi cortada em pedaços -4 tabletes de Caldo de Carne
1 colher (sopa) de suco de limão -meio kg de mandioca descascada, cortada em pedaços -1 pimenta malagueta amassada -1 cebola cortada em rodelas
Aqueça o óleo em uma panela grande e acrescente os pedaços de costela. Frite-as bem, até ficarem douradas. Regue com os tabletes de caldo carne dissolvidos em um litro de água fervente e com o suco de limão. Mexa de vez em quando, até ficarem macias (pingando água se necessário). Junte os pedaços de mandioca e mexa regularmente até cozinharem. Tempere com a pimenta malagueta e experimente o sal. Cubra a costela e a mandioca com a cebola, tampe a panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos, até as cebolas murcharem. Coloque as costelas em uma travessa grande, cubra com os pedaços de mandioca e com a cebola e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.
Dica
A mandioca também é conhecida como aipim ou macaxeira.
Congelamento
Congele a preparação, depois de fria. Em um recipiente adequado, coloque a costela e a mandioca e cubra com o molho que se formou durante o cozimento. Tampe, retire o ar e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, coloque a Vaca atolada em uma panela, pingue um pouco de água e aqueça em fogo baixo, até ficar bem quente.