Como Fazer o Básico

BIFE (de carne bovina) "AO PONTO"

400 g de carne bovina: alcatra ou filé mignon (cortada em bifes finos e pequenos de ± 100 g cada);
óleo de oliva extra-virgem (azeite);
1 colher (sopa) de manteiga, de preferência sem sal;
sal a gosto.
Modo de fazer
Caso os bifes não sejam macios use o batedor de bife. Ou, use-o para tornar os bifes finos, em espessura.
Coloque uma panela de ferro grande para aquecer. Se não possuir uma panela de ferro poderá ser de alumínio, mas é importante que tanto a de ferro como a de alumínio tenham base grande, ou seja, que sejam largas.
Após a panela ter aquecido ao extremo, acrescente o óleo e a colher de manteiga. Aguarde alguns instantes até o óleo também aquecer bem, mas sem queimar.
Coloque os bifes e deixe dourar um pouco (em torno de 1 min). Mexa-os, mas cuidado porque, inicialmente estando a panela muito quente os bifes poderão grudar, neste caso use uma espátula. Agora, acrescente o sal a gosto em cima dos bifes (que devem estar ainda um pouco crus). Na sequência vire-os de lado. O lado que estava para baixo deverá estar fortemente dourado. (Dica importante: mexa os bifes a todo momento com uma certa pressão contra o fundo da panela. Desta forma o caldo será espalhado e liberado pelos bifes.)
Após este breve cozimento, retire os bifes e reserve-os com o seu molho. Na sequência, coloque cada bife de volta na panela e dê mais uma fritada rápida em cada um, sempre mexendo o bife no fundo da panela e virando-o de lado váris vezes. Repita esta operação por ± 1 minuto, e com cada bife. Está pronto, é servir e se deliciar com um arroz branco e uma salada verde e/ou de tomates.
Dicas:
é importante que os bifes sejam finos em espessura porque o tempo de cozimento é pequeno. Este curto tempo é necessário para que o bife fique suculento (guarde seu suco). A colocação do sal após iniciar o cozimento garantirá que o bife também mantenha o seu suco. Se temperá-lo com sal antes de fritá-lo, o sal ajudará na liberação do suco e o bife poderá ficar duro e sem suco. A panela com fundo largo permite que fritemos mais bifes ao mesmo tempo e, também, porque fica mais facilitado o serviço de virar e mover os bifes. Ao final, caso queira um pouco mais de "caldinho" acrescente na panela um pouco de água quente. O pouco de água significa uma ou duas colheres de sopa no máximo,
(para 2 pessoas)


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Molho de Guisado

[basico]
400 g de carne bovina moída de alcatra ou de paleta (que é muito gostosa neste corte).
Se o guisado for feito cortando a mão, a carne do alcatra é melhor;
óleo de oliva extra-virgem (azeite);
1 colher rasa (sopa) de manteiga, de preferência sem sal;
1 cebola média picada;
1 dente de alho amassado; 1 tomate sem pele e sem sementes picado; pitada de orégano seco;
1 pitada de açúcar;
sal a gosto.
Modo de fazer
Caso prefira o guisado feito a mão, corte em cubinhos pequenos (menor que 1 cm3).
Acresente o alho amassado com sal a gosto e misture bem com o guisado e reserve por alguns minutos (± 10 min).
Coloque uma panela de ferro média para aquecer. Se não possuir uma panela de ferro poderá ser de alumínio, mas é importante que tanto a de ferro como a de alumínio tenham base média.
Após a panela ter aquecido ao extremo, acrescente o óleo e a colher de manteiga. Aguarde alguns instantes até o óleo também aquecer bem, mas sem queimar.
Coloque o guisado e deixe dourar um pouco, mexendo-os sempre. Acrescente a cebola e deixe dourar e a seguir adicione o orégano e o tomate. Adicione a pitada de açúcar. Acrescente pequenas quantidades de água fervente para não deixar a carne queimar. Neste ponto deixe sempre na forma de um molhinho. Deixe cozinhar por alguns instantes (± 20 min) e está pronto, é servir e se deliciar com um arroz branco e uma salada verde e/ou de tomates.
Dicas:
1. O açúcar é adicionado sempre que cozinharmos tomates. Desta forma estaremos amenizando a acidez que o tomate transmite a comida.
2. Caso o guisado tenha passado do tempo de cozimento (ficou muito tempo na geladeira), ele terá um aroma não muito agradável. É possível "salvar" o guisado acrescentando uma colher de vinagre (de preferência de vinho) no momento de reserva com o sal e alho.
(para 2 pessoas)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

ARROZ BRANCO

1 e ½ xícara de chá de arroz (± 200 g ou 100 g por pessoa);
óleo de oliva extra-virgem (azeite);
1 colher (sopa) de cebola picadinha;
sal a gosto.
Modo de fazer
Antes de tudo, ferva o equivalente a três copos de água, ou mais.
Coloque o equivalente a duas colheres de azeite em uma panela. Poderá ser mais ou menos, conforme o gosto. Quem não aprecia azeite pode substitui-lo por outro como: óleo de milho ou de soja.
Junte a cebola picadinha com o azeite e leve para fritar até dourar um pouco. Para evitar que queime, mexa constantemente e se preciso adicione pequenas quantidades (equivalente a uma ou duas colheres de sopa) de água e deixe dourar, secando a água mas sempre mexendo-a (Caso não goste de cebola poderás usar alho ou outro condimento que aprecie ou simplesmente não usar nada).
A seguir acrescente o arroz e mexa bem. Adicione o sal e coloque a água até atingir ± 1 cm acima do arroz. Mexa bem e deixe a tampa levemente fora do lugar para a saída do vapor d'água (e também evita que o caldo do arroz suba e escorra pela panela). Todo esse procedimento deve ser feito com fogo alto.
Quando o nível diminuir até mais ou menos a camada do arroz, baixe o fogo ao mínimo e tampe totalmente a panela (aqui é interessante dar a volta no botão do fogão no sentido do apagar o fogo e regule para deixar uma chama bem pequena). Após alguns minutos o arroz estará pronto, prove para sentir se está no ponto (levemente "al dente", isto é, durinho mas não cru) e neste caso desligue, deixando em repouso por uns três (3) minutos antes de servir. Ainda no fogo, caso perceba que o arroz permanece cru mas não tem caldo, acrescente um pouquinho de água para corrigir. Repita este procedimento quantas vezes for necessário. Cuide somente para não "empapar" o arroz, por isso adicione pequeníssimas quantidades de água.
Dica 1:
uma outra forma de saber se o arroz está pronto é observar um fraco ruído do tipo de "algo" fritando. Perceberás claramente do que estou me referindo e, a medida que fizeres várias vezes, o ponto do arroz se tornará automático. Outra dica é para quem gosta da "rapa" do arroz. Neste caso deixe passar, por alguns instantes, do ponto de pronto mas em fogo médio para alto. Cuide para não queimar.
Dica 2:
no caso do arroz queimar, claro, levemente, faça o seguinte procedimento: retire uma colher farta da parte superior do arroz, coloque sobre a pia e empurre a panela tampada sobre o montinho de arroz. Aguarde um minuto e na sequência retire o excesso de arroz do fundo (pela parte externa) da panela e sirva. O cheiro e o gosto de queimado sairão
(para 2 pessoas)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

NHOQUE DE BATATA

1 kg de batata [ rosa de preferência]
1 xícara grande de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de sal ou a gosto;
1 ou 2 gemas de ovos de colônia;
queijo parmesão ralado a gosto para a massa (dê preferência para ralar no momento de adicioná-lo)
sal a gosto para o cozimento da batata.
Modo de fazer
Cozinhe as batatas [cortadas ao meio] em água salgada.
Escorra a água e amasse as batatas ainda quentes, para formar um purê. Deixe esfriar a massa obtida.
Após esfriar completamente, acrescente os demais ingredientes. Misture bem até formar uma massa uniforme e consistente. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Corrija o sal para torná-lo do seu gosto ou em acordo com a sua saúde. Hipertensos precisam ingerir menos sal, aliás é uma prática saudável usar menos sal e açúcar. Não se mistura a farinha de trigo com o purê quente porque a massa final poderá "desandar", e assim teremos que acrescentar mais farinha.
Antes de começar a montar os nhoques, coloque água para ferver em uma vasilha de tamanho que comporte em torno de 4 ou 5 litros. Acrescente o sal após a água iniciar a fervura.
Já com a água fervente: se tiveres uma nhoqueira, use-o conforme as instruções do equipamento. Senão, forme rolinhos com a massa (tipo "cobrinhas") de diâmetro em torno de 1,5 cm e corte-os com tamanho igual ao diâmetro ou um pouquinho maior, conforme o gosto. Coloque os nhoques na água fervente. Quando os nhoques flutuarem na água, estarão prontos para serem retirados (com escumadeira) e servidos com molho e queijo ralado a gosto. (Dica: não coloque todos os nhoques na panela para cozinhar. Faça-o em porções que a panela suporte sem amontoar.)
(para 2 pessoas, como prato principal)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
PANQUECAS ou CREPES

2 xícaras (café) de farinha de trigo;
1 xícara (café) de leite desnatado;
½ xícara de queijo parmesão ralado (dê preferência para ralar no momento de adicioná-lo);
sal a gosto;
2 ovos;
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea.
Pincele uma frigideira média com manteiga ou óleo e leve ao fogo médio até esquentar bem (sem queimar o óleo). Junte com uma concha o equivalente a três colheres de sopa e esparrame pela frigideira, formando uma base circular e deixe dourar levemente dos dois lados e reserve em um prato. Repita a operação até terminar a massa.
Recheio
Utilize o Guisado "básico" ou outro que lhe convier no momento.
Montagem
Temos pelo menos duas formas de montar as panquecas.
Enroladinhos:
Coloque o recheio em cada uma das panquecas e enrole. Dica: coloque o recheio próxima a uma borda e enrole a partir desta borda.
Trouxinhas:
Coloque o recheio no centro de cada uma das panquecas e dobre sobre o recheio.
(para 2 pessoas, como prato principal)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
OVO COZIDO

Conforme informações médicas é aconselhável ingerir no máximo 1 ovo por dia, de preferência cozido. No ovo frito são agredadas gorduras saturadas e perda de algumas proteínas. No ovo cru são perdidas algumas proteínas, que no ovo cozido são mantidas.
Modo de fazer
Inicialmente teste o ovo para ter certeza que está apropriado para consumo. O teste é simples, abandone o ovo em um copo quase cheio d'água e se for ao fundo está ótimo para consumo.
Passado no teste anterior, mergulhe o ovo em uma caneca com água e coloque-a para ferver e conte dez (10) minutos a partir do início da fervura. Após é só descascar e se deliciar.
Dica:
para descascar o ovo mergulhe-o (recém retirado da água fervente) por alguns minutos (± 1 min) em uma vasilha com água a temperatura ambiente. Desta forma a casca se soltará mais facilmente.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Batatas Fritas

batata em tiras
de Óleo de milho
1/2 colher(es) (chá) de amido de milho
sal

Modo de preparo
Corte as batatas como de costume, seque-as em papel absorvente e reserve. Coloque o óleo para aquecer, quando estiver bem quente, retire meia xícara (de chá) do óleo quente e misture o amido de milho. Despeje o óleo de volta na frigideira e, em seguida, coloque as batatas para fritar. Retire, deposite sobre papel absorvente e salgue a gosto. Elas ficarão super sequinhas.