Tomate Seco

1kg de tomates maduros e firmes (tipo pêra), 5 colheres (sopa) rasas de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de sal, Orégano à vontade (para forno e montagem) - 1½ xícara (chá) de azeite de oliva 8 dentes de alho amassados
Azeite virgem (quanto for necessário) 150g de alcaparras, 150g de azeitonas verdes sem caroço em rodelas, 150g de azeitonas pretas sem caroço em rodelas,1 pacote de queijo parmesão fresco
Lave bem os tomates, seque, retire o talinho e parta ao meio. Numa fôrma, coloque um ao lado do outro, de barriguinha para cima.
Polvilhe a mistura de açúcar com o sal sobre os tomates e leve ao forno a uma temperatura de 190ºC a 240ºC, por 45 minutos (mais ou menos).
Retire a fôrma do forno, vire os tomates e jogue fora o caldinho que juntou na fôrma. Leve de volta para o forno na mesma temperatura por 40 minutos (mais ou menos), olhando sempre.
Retire do forno novamente, desvire os tomates e regue com 3 colheres (sopa) de azeite, salpicando orégano e o alho amassado. Leve ao forno por mais 35 minutos.
Vá desvirando de 30 em 30 minutos até chegar no ponto de assadinho e sequinho. Dependendo do forno, demora de 5 a 6 horas.
Distribua num vidro esterilizado camadas de tomate seco, colocando azeite virgem ou óleo de milho até cobrir. Deixe descansar.
Você pode intercalar os tomates com alcaparras, azeitonas verdes ou pretas e queijo parmesão fresco.