Lasanha com Molho de Espinafre e Requeijão

Massa; 1 colher e meia (sopa) de sal, meia colher (sopa) de óleo, 250 g de massa para lasanha
Recheio; 1 maço pequeno de espinafre, 1 copo de requeijão cremoso,1 medida (do copo) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga,1/2 cebola picada, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 tablete de caldo de galinha, 250 g de mussarela fatiada
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Coloque em uma panela grande, dois litros e meio de água, o sal, o óleo e leve ao fogo para ferver. Assim que levantar fervura, cozinhe as folhas de lasanha. Retire-as da água e reserve-as separadamente. Coloque o espinafre para cozinhar em uma panela grande com água fervente. Retire do fogo, escorra a água, esprema o espinafre e reserve-o. Bata no liqüidificador, o espinafre, o requeijão e o leite até obter um creme homogêneo. Reserve. Derreta a manteiga e refogue a cebola, junte a farinha de trigo e deixe-a até dourar. Adicione, aos poucos e mexendo sempre, o creme de espinafre. Junte o tablete de caldo e mexa até que tenha dissolvido e o creme engrossado. Retire do fogo e reserve. Coloque no fundo de um recipiente refratário pequeno (20 X 30cm), um pouco do creme de espinafre, uma camada de massa de lasanha, uma camada de creme de espinafre, uma de mussarela, uma de massa e assim sucessivamente terminando com a mussarela. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno médio alto pré-aquecido (200°C) por cerca de 30 minutos ou até que esteja gratinado.
Dicas; Querendo, substitua metade da mussarela por queijo roquefort esfarelado. Se desejar, substitua o espinafre fresco por três xícaras (chá) de espinafre supergelado.
Congelamento; Congele a lasanha sem assá-la. Monte-a em embalagem descartável com tampa ou embale o recipiente refratário com filme plástico para uso culinário e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Retire a lasanha do freezer, cubra-a com papel de alumínio e leve-a ao forno médio (180°C) até que esteja descongelada, cerca de 30 minutos. Retire o papel de alumínio, aumente a temperatura do forno (200°C) e deixe-a por cerca de 20 minutos ou até que esteja gratinada. Se desejar, retire a lasanha do freezer na véspera, deixando-a ainda embalada em geladeira. Leve ao forno em temperatura média alta (200°C) por aproximadamente 30 minutos ou até gratinar.
Microondas; Coloque o espinafre em um recipiente refratário com água e leve ao microondas em potência alta por cerca de 10 minutos, mexendo na metade do tempo. Deixe cerca de 2 minutos em tempo de espera. Escorra a água do espinafre, esprema-o e reserve. Bata no liqüidificador o Requeijão, o leite, e o espinafre cozido até obter um creme homogêneo e reserve. Coloque em um recipiente refratário a manteiga e a cebola e leve ao microondas em potência alta por cerca de 2 minutos. Junte a farinha de trigo, misture e adicione o creme de espinafre. Mexa novamente e leve ao microondas em potência alta por cerca de 8 minutos, mexendo a cada 2 minutos. Retire do microondas e reserve. Monte a lasanha em um recipiente refratário pequeno (20 X 30cm), colocando um pouco de creme no fundo do recipiente, uma camada de massa pré-cozida, uma de creme, uma de mussarela e assim sucessivamente terminando com a mussarela. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao microondas em potência alta por aproximadamente 20 minutos. Deixe cerca de 2 minutos em tempo de espera e sirva.