Carne Assada de Panela

1,400 kg lagarto redondo, retirando o excesso de gorduras, 2 c. de sopa óleo vegetal
1 cebola média picada, 2 talos médios de aipo picados, 3 batatas média descascada e picada 2 c. de sopa de extrato de tomate, 1 xícara molho de tomates, 3 1/2 xícaras caldo de carne, 5 c. de sopa farinha de trigo, 1/2 xícara água fria sal e pimenta do reino
Sachet
1 folha de louro pequena, 1 ramo de tomilho fresco, 4 ramos de salsa fresca, 2 grãos de pimenta do reino, 1 dente de alho pré-aqueça o forno a 150°C.Bata a carne de leve e seque com toalha de papel.Numa panela própria para forno, esquente o óleo em fogo alto.Quando o óleo começar a esfumaçar, coloque a carne na panela. Doure de todos os lados.Retire a carne da panela. Reduza o fogo para médio-alto.Ponha as cebolas, o aipo e as batatas na panela.Cozinhe os vegetais por 2 minutos, até dourarem.
Adicione molho de tomate, tomates e caldo de carne aos vegetais. Mexa para misturar.Cozinhe até começar a ferver, mexendo de vez em quando.Ponha os ingredientes do sachet num pano fininho e amarre com uma linha.Ponha o sachet na panela. Retorne a carne para a panela e leve-a para ferver de novo. Tire do fogo.
Tampe a panela[ou forma] e ponha no forno.Depois de 20 minutos olhe a carne. Aumente ou diminua a temperatura, de forma a manter o líquido fervendo.Cozinhe a carne devagar por 2-3 horas, até amaciar.Retire a carne do fogo e mantenha quente. Descarte o sachet.Retire qualquer gordura que houver no líquido do cozimento.Numa tigela pequena, misture a farinha com água para fazer uma pasta homogênea.Leve o líquido do cozimento para ferver em fogo médio.Coloque a mistura de farinha no líquido. Misture.
Reduza para fogo baixo. Deixe ferver por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Coe o molho com uma peneira.Tempere o molho com sal e pimenta do reino a gosto.
Ponha a carne num prato. Dica, você pode fazer em uma panela grande de ferro em cima do fogão, e não no forno.Tambem pode por cenouras, sirva com arroz branco.