Bolo Mousse Manga


Pão-de-ló:2 ovos, 2/3 de xícara de chá de açúcar,2/3 de xícara de chá de farinha de trigo,1/3 de xícara de água,1 colher-medida de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de baunilha líquida, ½ colher de chá de sal
Calda:½ xícara de açúcar,½ xícara de água,3 colheres de sopa de rum ou conhaque.
Mousse:250 grs de chocolate branco picado, 2 latas de creme de leite SEM o soro
2 claras,1 envelope de gelatina incolor,4 colheres de sopa de água fria (para hidratar a gelatina)2 colheres de chá de baunilha líquida. Para o leque de manga e coulis:2 mangas Haden maduras porém firmes
Pão-de-ló:Pré-aqueça o forno a 180º.Bata as claras em neve, junte as gemas, o açúcar e o sal, batendo bem. Ficará claro e fofo. Em seguida bata em velocidade média adicionando a água e a baunilha.Adicione a farinha de trigo peneirada com o fermento, à mão,delicadamente, com uma espátula de borracha ou um fouet.
Despeje em assadeira redonda, de 28 cm de diâmetro, de aro removível, untada e enfarinhada. Assar por mais ou menos 20 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo. Desenforme depois de morno, no prato de servir. Lave o aro para reutilizá-lo na montagem do bolo. Calda: Ferva a água e o açúcar por 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o rum.
Mousse de chocolate branco:Numa tigela, leve o chocolate picado em microondas, potência MÉDIA por 5 minutos. Misture com espátula de borracha.Na batedeira, bata as claras em neve e reserve em outra tigela. Bata na batedeira o chocolate derretido com as latas de creme de leite som o soro. Acrescente a baunilha e a gelatina hidratada na água fria e previamente levada ao micro por 20 segundos na potência máxima. Bata mais um pouco. Acrescente as claras em neve à mão.
Leque de manga e coulis:Descasque as duas mangas. Numa tábua de cortar, corte as duas laterais maiores de uma manga. Com os lados retos voltados para baixo, faça cortes no sentido do comprimento, sem cortar completamente até a outra extremidade. Deixar uma das pontas sem cortar, unidas com +- 1 cm. Delicadamente, com a palma da mão, “espalhe” as fatias cortadas, formando um leque. Reserve. Bata o restante das mangas no liquidificador, formando um purê (coulis). Guarde na geladeira até a hora da montagem.Montagem do bolo:Coloque o aro em volta do pão-de-ló frio que está no prato de servir.Regue o pão-de-ló com a calda.Despeje a mousse por cima do pão de ló. Leve ao freezer por 1 hora. Retire do freezer.Para retirar o aro, molhe um pano de prato com água fervendo, torça e coloque em volta do aro por 1 ou 2 minutos. Retire o aro. Se necessário, molhe uma espátula em água quente e alise as bordas da mousse. Espalhe por cima da torta o purê de manga com uma espátula. Decore com o leque de manga. Se fizer bolos menores, faça leques menores e coloque ao lado do bolo.Sirva gelado.