Escolher e Conservar os Alimentos no Calor

A cada verão a história se repete. Nessa época do ano, é comum um aumento considerável nos casos de gastroenterites, infecção no sistema digestivo que tem como sintomas como diarreia, vômito e fortes dores no corpo.
A culpa recai principalmente sobre a má conservação dos alimentos, que, sob alta temperatura, estragam facilmente. A decomposição, somada ao forte calor, transforma os produtos no espaço ideal para a ação de arqui-inimigos como a salmonela e o rotavírus. Confira dicas para evitar maiores problemas para você e sua família.
A ordem é refrigerar
Carne bovina
A cor da carne deve ser vermelha, com consistência firme e sem escurecimento ou manchas esverdeadas. Mas atenção: o vermelho acentuado, às vezes, pode ser consequência da adição de corantes.
Caso a carne congelada solte água e esteja um pouco mole, não compre.
Observe sempre os dois lados do pedaço que está comprando. De um lado ele pode estar bom, e do outro não.

Carne de aves
Só compre miúdos de aves quando estiverem bem conservados em refrigeração.
Fígado, coração e moela decompõem-se facilmente.

Frutos do mar
Peixes, camarões, lagostas, ostras, mexilhões e siris, por exemplo, necessitam de refrigeração constante em torno de 0°C. São alimentos altamente perecíveis e sensíveis a bactérias.
Tenha muito cuidado na hora da compra, prestando atenção ao cheiro e à aparência.
Se o odor estiver estranho ou a cor perder a vitalidade, desista da compra.

Embutidos
Não compre embutidos se estiverem desprendendo líquido, com a superfície úmida, pegajosa, amolecidos ou apresentarem manchas esverdeadas.
Fique atento ao cheiro desagradável, que indica a decomposição do produto.
Não aceite unidades com embalagem violada.

Orgânicos
Devem ter o selo de comprovação da sociedade dos orgânicos.
Depois, o consumidor deve seguir os mesmos cuidados que tem com os produtos não orgânicos: manter na geladeira, lavar com água corrente ou água sanitária.
Na geladeira, duram três ou quatro dias, dependendo do estado em que estavam no momento da compra.
Os congelados costumam durar três meses, desde que mantidos em temperatura inferior a 18°C negativos (no freezer).
No congelador, a temperatura fica perto dos -5°C, onde devem ser colocados somente os produtos resfriados, que duram, normalmente, cerca de cinco dias.

Salada de batata
Consuma somente as que utilizam maionese industrializada, nunca as caseiras, para reduzir o risco de infecção por salmonela.
Mantenha o prato sempre com algum tipo de refrigeração, mesmo quando levado à mesa. Prepare uma superfície de gelo e coloque a travessa de maionese em cima.

Comidas quentes
Um erro comum é achar que a comida deve esfriar antes de ir para a geladeira. Não está correto. Guarde o alimento quente mesmo.
Não tampe os alimentos para resfriá-los. Primeiro deixe os recipientes na geladeira por duas horas, para só então cobri-los.

Tábuas de madeira
Nunca podem ser utilizadas para manipular alimentos porque não há como higienizá-las adequadamente.
A madeira apresenta uma superfície que atrai a bactéria para dentro da tábua. Quando isso ocorre, nenhum produto de limpeza consegue limpá-la corretamente
Para evitar o problema, use apenas tábuas de plástico ou de vidro, lavando-as com água e detergente.

Fontes: nutricionista Roberta SantAnna, médico plantonista José Jobim Fossari e biomédico Roberto Figueiredo, o Doutor Bactéria