Sopas para o inverno que se aproxima

Sopa de Batatas
500g de batata inglesa (descascada, cortada em cubos e cozida em 1/2 litro de água)
1 cebola média picada,2 colheres (sopa) de manteiga e pimenta do reino moída na hora
1 caldo de galinha. Doure a cebola picada em uma frigideira juntamente com a manteiga. Em seguida, coloque no liquidificador juntamente com a batata cozida e a água do cozimento. Liquidifique tudo.Ajuste o sal e pimenta.Está pronta.Pode servir com pão e salsinha,parmesão.

Sopa de Feijão
500gr de feijão já cozido,250gr de bacon frito, 250gr de calabreza fatiada e frita
4 batatas grandes cortadas em cubos, salsinha e cebolinha a gosto, sal
pimenta a gosto moída na hora, 1 lata de molho de tomate, cebola a gosto.Frite o bacon,a calabreza e a cebola e reserve.Bata o feijão cozido no liquidificador,junte numa panela os ingredientes fritos,o feijão,as batatas,o molho de tomate e os demais ingredientes cozinhe até que as batatas fiquem molinhas e o caldo cremoso.


Sopa de Mandioca
500g de mandioca, 500g de linguiça defumada, 300g de costelinha de porco defumada
2 cebolas,2 dentes de alho,1 lata de creme de leite,1 maço de couve (cortada bem fininha),sal, cheiro verde a gosto. Cozinhe a mandioca com a costelinha de porco, em uma panela de pressão por 20 minutos. Separe a costelinha e bata a mandioca com o caldo do cozimento no liquidificador. Em uma panela grande, frite o alho, a cebola e "esmigalhe" a linguiça. Frite muito bem. Adicione a costelinha e a mandioca batida. Deixe ferver, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Se o caldo estiver muito espesso acrescente um pouco mais de água. Prove o sal e adicione o creme de leite e o cheiro verde. Corte a couve bem fininha e frite em um fio de óleo, em uma frigideira bem quente e sirva em recipiente separado.

Carne Com Mandioca
1 kg de costela bovina em ripa cozida e picada,1 kg de mandioca cozida, 1  colher de óleo,1 cebola picada
2 dentes de alho picados, 3 cubos de caldo de costela
1 litro de água, sal se necessário, e pimenta do reino moída na hora,1/2 xíc de cheiro verde picado,200 g de queijo mussarela ralado grosso. No liquidificador, faça um purê com a mandioca cozida e 2 copos da água em que foi cozida a costela. Reserve. Refogue no óleo a cebola e o alho. Quando estiver dourado, acrescente o purê de mandioca, a costela desfiada e os cubos de caldo de costela dissolvidos no 1  litro de água a agua vc regula. Deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, prove o sal , junte o cheiro verde e tampe a panela por 5 minutos. Sirva acompanhada do queijo mussarela ralado.

A mais linda estação do ano, inverno