Fondues como Fazer Corretamente

Reunir pessoas em volta da mesa é sempre um prazer. Comer, conversar e dar boas risadas, com certeza, faz bem a todos nós. Nada melhor para reunir amigos, família ou preparar um jantar à dois quando o menu escolhido é um delicioso fondue. O típico prato francês faz muito sucesso por aqui. Principalmente, quando chega o inverno.
O fondue extrapola o conceito de refeição. De carne, de queijo ou de frutas, agrada a todos paladares e contempla um jantar na sua integridade: da entrada à sobremesa. Agora, como todo prato sofisticado, o fondue requer equipamento apropriado. Por exemplo, os kits que incluem panelas de vidro ou de cerâmica são recomendados para o preparo das receitas de queijo ou chocolate. Já os modelos de inox são perfeitos para o fondue de carne.
Agora, se a idéia é ter um conjunto que resolva todos os seus problemas, escolha as opções que oferecem panela esmaltada. Ela é prática e pode ser usada em todas as variações da receita. Lembre-se: a escolha dos ingredientes é essencial. Os queijos indicados para a receita são: suíço, bel paese, cantal, cheddar, edam, gouda, gruyère, mussarela ou provolone. Fique a vontade para correr riscos e inovar.
Quando for servir um fondue de carne, filé mignon é a variedade mais indicada. Sua textura, maciez e ausência de gordura aparente tornam o prato irresistível. Aves magras ou de cordeiro são opções mais ousadas. Porém, não menos saborosas. O segredo é conhecer seus convidados, o resto o fondue faz por você.
Na hora da sobremesa, dê preferência ao chocolate suíço. Mas se a idéia é fazer a receita, sem gastar muito, as opções de chocolate ao leite nacional dão conta do recado. Lembre-se: servir o fondue requer alguns cuidados. Não coloque a panela sobre uma mesa desnivelada e ao reabastecer o queimador, verifique se o mesmo encontra-se apagado. Nada de correr riscos desnecessários.