O Bouquet Garni

Bouquet de ervas aromáticas frescas ou secas amarradinho com barbante ou linha. Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão.
O que você junta e a quantidade, depende da receita e do volume que será preparado.
O bouquet garni clássico leva salsinha, louro e tomilho.
Outras combinações:
salsinha, louro e alecrim;
salsinha, louro e cebolinha verde; salsinha, louro, cebolinha verde e tomilho;
salsinha, louro, tomilho e aipo; salsinha, tomilho e majerona; salsinha, louro e orégano, salsão, louro, tomilho e alho porró;
salsão, louro, tomilho, alho-poró e alecrim; sálvia, louro, tomilho, alecrim, sálvia e dill.
Usado quando você quiser temperar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação.
O Bouquet Garni é um dos insumos mais extraordinários da culinária. Com ele, qualquer caldo adquire um sabor sutil de ervas, conferindo à receita uma base de sabores riquíssima em nuances.
Usos do bouquet Garni em diferentes pratos
O buquê garni é uma mistura de ervas indicada para as preparações de cozimento, pois assim libera pouco a pouco seus sabores. Para facilitar a retirada do buquê de garni,no final do cozimento, deixe um pedaço grande de barbante e amarre ao cabo da panela. Conheça como fazer os diferentes tipos de buquês:
1.Para fazer um buquê garni básico: enrole a parte verde do alho-poró ao redor de uma folha de louro, um galho de alecrim, outro de tomilho e alguns de salsinha. Em seguida amarre com um barbante.
2.O buquê garni para o preparo de carne de boi fica melhor ao acrescentar tiras de casca de laranja.
3.O buquê garni para o preparo de peixe e moluscos ganha um sabor especial quando adicionado tiras de casca de limão, estragão e endro.
4.O buquê garni para o preparo de carne de carneiro é, ainda melhor, se adicionado de ramos de segurelha e hortelã.
5.O buquê garni para o preparo de carne de porco deve ser incorporado de folhas de sálvia e de manjerona.
6.O buquê garni para o preparo de aves fica melhor quando adiciona-se talo de salsão, galhos de manjerona e de estragão.
7.Acrescente ao buquê garni básico folhas de sálvia, ramos de segurelha, de manjerona e de orégano quando for preparar legumes e grãos.