Empanadas

1kg de farinha
250g de gordura de porco (banha)
20g de sal grosso
Água morna (quantidade necessária para dar o ponto na massa)
Arrumar em superfície lisa a farinha em forma de círculo, no centro colocar sal grosso e água quente (o quanto baste para dar ponto na massa). Depois, juntar a gordura derretida e morna. Amassar até conseguir uma massa lisa, fazer rolos de 5 cm de diâmetro e deixar descansar por uma hora. Cortar os rolos em fatias de 2 cm e abrir a massa em discos de 10 cm. Colocar uma colher do recheio no centro, molhar as bordas, unir em forma de semicírculo e apertar para o recheio não escapar no forno. Depois, com o polegar, dobrar a borda da massa em cerca de 1 cm formando pequenas ondas, até finalizar. Pincelar com ovo e colocar em forno pré-aquecido a 200º C por 10 a 15 minutos.

Recheio de carne

1kg de carne picada na ponta da faca
2kg de cebola
320g de manteiga
100g de azeitonas verdes
4 ovos
Sal e pimenta a gosto
Orégano, pimentão e cominho a gosto
Picar a cebola em tiras finas, dourar na manteiga em fogo baixo e temperar com sal. Juntar a carne picada, cozinhar por cinco minutos e adicionar os condimentos. Fora do fogo, adicionar os cubos de ovo cozido e a azeitona. Sem o ovo, o recheio pode ser congelado por até três meses separado ou já dentro da empanada.

Recheio de milho

6 milhos frescos
1 pimentão grande (pode ser vermelho, verde ou amarelo)
4 tomates pequenos
Champignon a gosto
2 colheres de açúcar
2 cebolas pequenas
400 g de queijo parmesão
8 folhas de manjericão
Picar a cebola e dourar em azeite. Ralar o milho, coar e juntar com a cebola. Acrescentar o açúcar e pimentão picado. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Prestes a desligar, juntar o tomate em pequenos cubos, as folhas de manjericão, o champignon picado e o queijo. O recheio pode ser congelado por até três meses separado ou já dentro da empanada.