Chikuzen-ni

1 coxa de frango desossada (300g)
1 cenoura (150g)
4 cogumelos shiitake secos
8 vagens
2 colheres de sopa de açúcar
2½ colheres de sopa de molho de soja
1 xícara de água (200ml)
1 colher de chá de óleo vegetal
Deixe os cogumelos secos de molho durante pelo menos 1 hora. Corte a cenoura em pedaços de 2cm de largura e 1cm de espessura. Lave os cogumelos, remova os talos e corte-os na horizontal e na vertical em tamanho semelhante ao da cenoura. Remova as pontas e as fibras laterais das vagens e corte-as em pedaços de cerca de 2cm de comprimento. Corte o frango em pedaços de cerca de 3cm.
Aqueça a frigideira, adicione o óleo vegetal e refogue o frango. Quando o frango se desprender do fundo da panela, vire do outro lado. Adicione a cenoura e as vagens frigindo tudo muito bem. Por último, coloque os cogumelos. Depois que todos os ingredientes tiverem absorvido bem a gordura, acrescente 1 xícara de água. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos em fogo médio.
Quando os ingredientes começarem a amolecer, incline a frigideira para que a parte líquida se concentre em um lado e acrescente aí o açúcar e o molho de soja. Misture bem, tampe e cozinhe por mais 5 minutos.
Retire a tampa e mexa delicadamente os ingredientes com um talher. O líquido deve ser reduzido até se obter uma consistência brilhante de xarope que vai revestir o frango e os legumes propiciando uma aparência esmaltada. Retire do fogo e sirva em um prato grande.
Cozinha regional
Chikuzen-ni é um prato originário da região de Chikuzen, no norte de Kyushu. O "ni" significa "ferver" ou "cozinhar". A popularidade a nível nacional deste prato é atribuída à merenda escolar. Chikuzen-ni acabou sendo incorporado ao cardápio de muitas escolas pelo país porque é uma mistura nutritiva de carne e legumes. O Japão é um pequeno arquipélago, mas como se extende longitudinalmente, de norte a sul existem variações consideráveis tanto no clima como na paisagem. Há regiões costeiras que dão para o mar e outras cercadas por montanhas. Os alimentos disponíveis em cada região acabaram resultando em um rico mosaico de cozinha local. Hoje em dia, devido ao avanço no sistema de transporte, é possível obter qualquer ingrediente em qualquer lugar do país. Mas a culinária regional faz as pessoas se lembrarem do lugar onde nasceram e proporciona diversidade na mesa de refeições.
Estava navegando na pagina da NHK e vi esta receita, deve ficar saborosa, vou fazer...passo para vcs.