Kinton

300g de batata-doce
70g de açúcar 
½ xícara (100ml) de água
Pitada de sal
Maçã Cozida
1 maçã
1 colher de sopa de açúcar
¼ xícara (50ml) de água
Corte a batata-doce em rodelas de cerca de 2cm de espessura. Descasque as rodelas e mergulhe em água.
Coloque a batata-doce numa panela e adicione água suficiente para cobrir. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente durante 20 minutos até que a batata fique macia.
Escorra a batata-doce cozida e coloque outra vez na panela. Amasse enquanto ainda está quente até que não fique nenhuma pedaço.
Enquanto a batata-doce está cozinhando, corte a maçã no sentido do comprimento, em 8 pedaços de cerca de 1cm de espessura. Remova o miolo mas não tire a casca. Coloque as fatias de maçã numa panela com o açúcar e a água. Ferva em fogo brando até que o líquido evapore.
Adicione o açúcar, sal e água à batata amassada. Misture bem. Cozinhe em fogo médio até que fique consistente. Acrescente a maçã cozida.
O uso da batata-doce no Japão
Pequenas camionetes vendendo yaki-imo, ou seja, batata-doce assada, são uma presença constante nas ruas durante o inverno japonês. As batatas são assadas lentamente sobre cascalhos numa temperatura aproximada de 70 graus centígrados, processo que realça o sabor adocicado desta batata.
A batata-doce assada tem uma longa história no Japão. 280 anos atrás, durante a Era Edo (1603-1867), a nação passava por um grave período de fome, que tirou a vida de 10 mil pessoas. No entanto, entre os residentes de Kyushu, que plantavam batata-doce, não houve mortes por fome. Estas batatas começaram a ser cultivadas em outros locais, incluindo Edo (atual Tóquio), e ajudaram a alimentar a população. Nesta época, a batata-doce assada ganhou popularidade.
A batata-doce é saborosa e nutritiva, além de ser bastante versátil. As crianças adoram batata-doce, especialmente quando ela é usada em sorvetes e pães. A maioria dos jardins de infância do Japão levam as crianças em excursões onde elas têm a oportunidade de colher batata-doce.