Marzipã

1 lata de leite condensado
450 g de amêndoa sem pele moídas
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de amêndoas
4 xícaras (chá) de Gláçucar peneirado
Em uma panela grande, coloque o leite condensado, as amêndoas e o suco de limão. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até dar o ponto de doce que se desprenda do fundo da panela. Retire do fogo, passe para uma vasilha refratária e deixe esfriar. Em seguida, junte a essência de amêndoa e o açúcar de confeiteiro. Sove bem a massa para que ela absorva toda a quantidade de açúcar. Se desejar colorir, divida a massa em porções e coloque ingredientes que vão dar cor ao marzipã.

Marzipã 02

400g de amêndoas cruas
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de glucose
essência de amêndoas a gosto
Numa panela, junte a água, o açúcar e a glucose. Misture bem e leve ao fogo médio, sem mexer até levantar fervura,o ponto é fio fraco. Quando isso acontecer, desligue o fogo sem mexer.
Quando a calda estiver morna já pode empregar. Ela deverá estar espessa porém bem maleável.
Enquanto a calda esfria, passe as amêndoas por um processador de alimentos até que vire uma farinha. O processador deve ser eficiente para que a farinha fique o mais fino possível[ou liquidificador. Passe a farinha para uma tigela e junte a essência.
Acrescente calda aos poucos, misturando com a mão, até dar liga e formar uma massa firme e homogênea.
Modele em forma de bastão e embrulhe em filme plástico.
 -     -   - 
 Marzipã Alice  03

1/2 kg de castanhas de caju (moídas no liquidificador)
1/2 kg de açúcar de confeiteiro
2 ovos inteiros
Extrato de baunilha ou amêndoas a gosto
Misture a castanha com o açúcar. Junte o restante dos ingredientes e amasse bem ate obter uma massa lisa, que solte das mãos. Leva alguns minutos para a massa dar liga. Use como recheio de bombons, ou então faca bolinhos no formato de batatinhas e passe em chocolate em pó.
-   -
Como tirar pele das amêndoas.
Numa panela coloque um pouco de água e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura desligue o fogo e adicione as amêndoas deixando-as repousar durante uns 10 minutos.
Escorra as amêndoas e retire a pele. Para que a pele saia, você pode pressionar levemente as amêndoas com os dedos, ou colocar no centro de um pano seco e limpo e esfregar o pano com uma certa pressão. Nem todas sairão, e você precisará tirar com os dedos.
Transfira as amêndoas sem pele  para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por apenas 5 minutos. A intenção é apenas de secar e não torrar as amêndoas. Deixe esfriar.
Bata as amêndoas no processador ou mesmo no liquidificador aos poucos até formar uma farinha grossa. É importante cuidar para não bater demais, para não virar uma pasta.